fbpx

Pneumologista pediátrico: saiba quando procurar esse especialista 

Rafael Galvão | Pneumologista pediátrico: saiba quando procurar esse especialista

Nariz entupido, tosse, catarro e febre… Estes sintomas são recorrentes durante a infância. As doenças respiratórias infantis são comuns, principalmente durante as estações mais frias do ano. No entanto, você sabia que existe um ramo da medicina especializado no cuidado de doenças do sistema respiratório em crianças? O pneumologista pediátrico é o profissional mais indicado para o tratamento e diagnóstico da asma, bronquite, pneumonia, rinite e outras doenças do tipo nos pequenos.

Pensando nisso, confira no conteúdo de hoje quando procurar pelo pneumologista infantil, quais são os sintomas de alerta e como se dá o trabalho desse profissional. Aprenda também a identificar os sinais de alerta e quando procurar por atendimento médico especializado. Confira a seguir. 

Pneumologista pediátrico: o que faz e quando procurar por esse especialista?

O pneumologista pediátrico é um médico especialista em doenças respiratórias em crianças. Ele pode diagnosticar e tratar problemas respiratórios crônicos, tais como asma, bronquiectasia e fibrose cística. Também pode ajudar a gerenciar condições agudas, como pneumonia e bronquiolite.

Pneumologistas pediátricos realizam exames físicos completos, incluindo ausculta pulmonar, e podem solicitar exames de imagem, testes de função pulmonar e outros testes para diagnosticar problemas respiratórios. Eles também prescrevem medicamentos para tratar as condições respiratórias das crianças e podem ensinar as famílias sobre medidas preventivas que podem minimizar o risco de complicações.

Crianças com problemas respiratórios crônicos ou agudos podem se beneficiar de um pneumologista pediátrico. Se você estiver preocupado com o seu filho apresentando sintomas respiratórios, consulte o seu médico para obter uma referência para um pneumologista infantil.

Doenças respiratórias em crianças: como identificar os sinais de gravidade

As doenças respiratórias podem levar a quadros de infecção respiratória e insuficiência aguda, onde há diminuição da oxigenação. Essa é a principal causa de internações infantis nos hospitais. 

Portanto, é importante que os pais e cuidadores saibam quais são os sinais de gravidade e quando as crianças necessitam de atendimento médico urgente. 

Confira em seguida quais os sintomas de alerta para doenças respiratórias em crianças. 

  • Respiração rápida e ofegante; 
  • Cianose: extremidades azuladas ou arroxeadas (dedos das mãos, pés, lábios);
  • Sonolência excessiva;
  • Extrema irritabilidade; 
  • Febre acima de 38° persistente; 
  • Tosse persistente. 

6 medidas para evitar doenças respiratórias em crianças

É comum que as crianças tenham entre sete a dez resfriados dentro de um ano. No entanto, existem medidas que os pais e cuidadores podem tomar para prevenir que uma gripe ou resfriado se torna uma infecção:

  1. Aleitamento prolongado e alimentação balanceada

A primeira recomendação é investir no aleitamento materno pelo maior períodopossível. Além de incluir frutas, legumes e verduras na alimentação dos pequenos.

  1. Seguir o calendário vacinal infantil

Os pais devem seguir o calendário vacinal infantil, e todos os adultos da casa também devem estar devidamente vacinados. A vacinação das crianças também garante maior imunidade em doenças respiratórias.

  1. Tabagismo zero dentro de casa

Evite o tabagismo dentro de casa. As substâncias do cigarro atacam as vias aéreas tanto de adultos quanto de crianças. Nos pequenos, essa agressão pode ser ainda maior e até mesmo levar a quadros de rinite e sinusite crônica.

  1. Casa limpa e arejada

Os ambientes internos da casa devem ser sempre bem arejados e livres de alérgenos, como pelos e poeira. algumas crianças possuem alergia a ácaros, por exemplo, desse modo devem-se evitar pelúcias e tapetes no quarto e sala.

  1. Rotina de sono

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão com o seu sistema imune em desenvolvimento. Portanto, manter uma rotina de sono em dia é fundamental para o desenvolvimento das defesas do organismo.

  1. Brincar lá fora!

Estimule a criança a brincar ao ar livre! Isso mesmo, estar em contato com outras crianças e com os elementos do ar livre, também contribuem para uma melhor imunidade. Ao contrário do que os pais possam pensar, evitar que a criança entre em contato com a grama, ar livre e outras pessoas não evita que ela pegue doenças respiratórias. 

E os remédios caseiros? Será que funcionam? 

O mel, pode, sim, auxiliar no alívio dos sintomas nas crianças, no entanto, ao notar sinais de gravidade, é fundamental buscar atendimento médico. Isso porque nos quadros de infecção respiratória os remédios caseiros não são suficientes no combate das doenças, que podem rapidamente evoluir para quadros cada vez mais difíceis de tratar.

Doenças respiratórias em crianças: quando procurar um pneumologista pediátrico?

O pneumologista pediátrico é o médico especializado em doenças respiratórias em crianças. Esse profissional é capaz de identificar a doença e suas causas. A rinite e sinusite, por exemplo, são doenças respiratórias que podem ter causas alérgicas ou não. Desse modo, o médico irá propor tratamentos e abordagens para alívio dos sintomas e até mesmo a cura da doença.

Portanto, se você notar que a criança possui um ou mais dos sintomas de alerta, não hesite em buscar a ajuda de um pneumologista infantil. Conte com a ajuda do Dr. Rafael Galvão, médico especializado que cuida da saúde de crianças e prematuros há mais de 10 anos. O Dr. Rafael Galvão atua em dois consultórios no Rio de Janeiro, sendo um na Barra da Tijuca e outro em Jacarepaguá. 

Especializado em pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes e em pneumologia pelo Hospital Federal do servidores do Estado, o Dr. Rafael Galvão cuida de doenças como asma, rinite, pneumonia, broncodisplasia em prematuros, bronquite e outras doenças respiratórias infantis de forma humanizada. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing