fbpx

Rinite em crianças: tratamentos e como amenizar os sintomas

Rafael Galvão | Rinite em crianças: tratamentos e como amenizar os sintomas

A rinite em crianças é uma doença que afeta as vias respiratórias superiores, o nariz em especial. Trata-se de uma das doenças respiratórias infantis que mais causam incômodo nos pequenos. A rinite infantil é uma condição muito comum que pode ser extremamente incômoda, e pode possuir causas alérgicas e não alérgicas. O tratamento depende de cada quadro e um especialista, o pneumologista infantil, deve ser consultado. 

A boa notícia é que há diversas formas de controlar a doença e aliviar os sintomas da rinite em crianças. Pensando em como ajudar os pais e cuidadores a lidar com a rinite infantil, apresentamos os sintomas, causas e tratamentos da doença, além de dicas para ajudar a amenizar os sintomas nos pequenos. Veja a seguir.

O que é a rinite e quais suas causas em crianças?

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal que se caracteriza pelo inchaço e excesso de secreção. As principais causas são alergias, infecções virais ou bacterianas. A doença pode ser aguda ou crônica.

Rinite aguda 

A forma aguda costuma ter duração de até 4 semanas, e a crônica, acima deste período. A rinite alérgica é a mais comum entre as crianças, afetando cerca de 40% delas. Alguns fatores podem predispô-las ao problema, tais como: história familiar de alergias, exposição à poluição do ar ou a determinados produtos químicos, tabagismo passivo e alergias sazonais (pólen).

Rinite crônica 

A rinite crônica é um problema comum entre crianças. É caracterizada por sintomas persistentes, como coriza, espirros e congestionamento nasal. A doença pode ser causada por exposição constante ou por tempo prolongado a substâncias causadoras de alergia.

Os sintomas da rinite em crianças

Os sintomas da rinite em crianças são muito semelhantes aos dos adultos, no entanto, alguns sintomas podem ser mais intensos em crianças, especialmente nas menores  de um ano de idade.

É importante notar que a rinite pode ser particularmente difícil de controlar em bebês e crianças pequenas, porque elas não conseguem comunicar bem o que está incomodando. Portanto, os principais sintomas da rinite em crianças incluem:

  • Espirros;
  • Coceira na garganta;
  • Coriza;
  • Congestão nasal;
  • Coceira nos olhos.

Quais os tratamentos para rinite em crianças?

Os tratamentos para rinite em crianças podem variar dependendo da condição. Em seguida, confira algumas das abordagens mais utilizadas no tratamento da rinite infantil:

Uso de medicamentos

Se a rinite for causada por alergias, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos corticoides ou anti-histamínicos para reduzir a histamina no corpo, o que pode causar inchaço e corrimento nasal. 

Evitar a exposição a alérgenos

Para evitar a rinite alérgica, é importante evitar o contato com os alérgenos que causam a reação. Isso significa manter-se longe de áreas onde há muitos alérgenos (como gramados ou parques), fechar as janelas e portas para evitar que os alérgenos entrem em casa e não usar ventiladores ou ar-condicionado que possam espalhar os alérgenos. Além disso, é importante manter a casa limpa para reduzir a quantidade de poeira e outros alérgenos que flutuam no ar.

Lavagem nasal e descongestionantes

Lavagem nasal e descongestionantes são duas formas de tratar os sintomas da rinite. A lavagem nasal remove os agentes irritantes do nariz e ajuda a reduzir a inflamação. Os descongestionantes podem ser usados para diminuir o inchaço do nariz. No entanto, é importante notar que os descongestionantes só devem ser usados por um curto período, pois podem causar dependência se usados por mais tempo do que o recomendado pelo médico.

Imunoterapia e vacinação

A imunoterapia envolve o uso de vacinas para diminuir a sensibilidade do corpo às substâncias que causam alergias. Essas vacinas são, geralmente, administradas em intervalos regulares por um período de três anos, para permitir que o corpo se acostume com as substâncias alergênicas e diminua sua reação a elas. A vacinação infantil  também pode ser uma opção para aqueles com rinite não alérgica. No entanto, a abordagem e outras opções de tratamentos devem ser avaliados por um pneumologista infantil, que irá identificar a causa da rinite.

Como os pais podem aliviar os sintomas da rinite em crianças?

Os pais podem fazer muito para aliviar os sintomas da rinite em crianças. Aqui estão algumas dicas:

  • Limpe regularmente a casa para remover a poeira e outras substâncias que podem causar sintomas.
  • Lave as roupas e brinquedos das crianças com frequência para reduzir o acúmulo de ácaros.
  • Mantenha a casa arejada e evite ambientes fechados e poluídos.
  • Se a criança tiver alergias, mantenha-se informado sobre os tempos de pico da polinização e evite exposição nesses períodos.
  • Aplique uma loção hidratante nas narinas da criança para manter as membranas mucosas hidratadas.

Dr. Rafael Galvão: pneumologista infantil no Rio de Janeiro

O pneumologista infantil é o especialista no tratamento da rinite em crianças. Ele pode diagnosticar a causa da rinite e prescrever o tratamento adequado. Esse profissional também pode ensinar as crianças e seus pais sobre medidas preventivas que podem ajudar a evitar ou diminuir os sintomas da rinite. 

Portanto, se notar o aparecimento de sintomas como coriza, coceira no nariz e olhos e dificuldade para respirar devido à congestão, a melhor opção é procurar por um pneumologista infantil. O Dr. Rafael Galvão é médico pneumologista infantil e cuida de crianças e adolescentes com doenças respiratórias há mais de 10 anos. Busca por um profissional humanizado, altamente especializado para o tratamento da rinite infantil? Então entre em contato com o Dr. Rafael Galvão, pneumologista infantil no RJ, e agende uma consulta em um dos dois consultórios. Estamos esperando por sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing