Todos os anos, durante o inverno, há um aumento considerável de casos de gripes, resfriados, sinusites e de outras doenças respiratórias que atingem principalmente os bebês e as crianças.
Isso ocorre porque as baixas temperaturas favorecem a disseminação dos vírus e pela maior quantidade de tempo que as pessoas ficam em espaços fechados.
Portanto, se você adotar alguns cuidados específicos é possível proteger a sua família de diversas doenças respiratórias. Preste atenção em cada dica e aplique-as na rotina das crianças. Assim, você saberá protegê-las dos períodos mais frios!
- Mantenha os ambientes ventilados
O contágio por vírus é menor no ar livre e em ambientes ventilados. Então, sempre que for possível, mantenha as portas e janelas abertas, gerando uma circulação do ar no ambiente.
- Lave bem as mãos
Ocorre por meio das mãos a maioria das transmissões virais no organismo. Por isso, lave sempre bem as mãos dos pequenos, não se esquecendo de todas as partes, como as palmas, o dorso, o espaço entre os dedos, os polegares, a região das unhas e os pulsos.
- Utilize máscaras
Se alguma pessoa da casa estiver apresentando sintomas de qualquer doença respiratória é imprescindível que use máscara nos ambientes comuns. Inclusive as mães que ainda estão amamentando e estão resfriadas devem amamentar utilizando máscara.
- Fique hidratado
Nos dias frios, as pessoas costumam beber menos água, porém, essa quantidade deve ser a mesma dos dias quentes. Você também pode hidratar as vias respiratórias das crianças com soro fisiológico de duas a quatro vezes ao dia.
Isso facilita a eliminação das secreções. Afinal, a pele do bebê também é bastante sensível e, no frio, a área das bochechas e pernas podem ficar mais ressecadas, sendo necessária uma hidratação adequada.
- Saúde em dia
Falando em sistema imunológico, lembre-se que você deve sempre fortalecer o organismo das crianças com uma alimentação balanceada, sono de qualidade e atividades físicas regulares.
- Escolha bem as roupas
A melhor maneira de vestir os bebês é em camadas. Para isso, você pode usar bodys, calça, macacão e pagão. Porém, lembre-se de que as extremidades também devem ser protegidas com luvas, meias e gorros. Caso a temperatura aumente, você deve tirar, ao menos, uma camada de roupa.
- Evite aglomerações
Recomendo que só saia com o recém nascido em lugares aglomerados após os dois meses, pois ele já terá tomado algumas vacinas obrigatórias importantes, como a vacina Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B).
O tratamento para todas as doenças respiratórias no inverno é com o Dr. Rafael Galvão!
Você tomou todas as medidas acima e, mesmo assim, a criança está sofrendo com doenças respiratórias? Marque já uma consulta comigo! Meu nome é Rafael Galvão, sou pneumologista infantil no Rio de Janeiro há mais de 10 anos, atuo em dois consultórios e sou plantonista em dois hospitais.
Entre em contato e agende já sua consulta!