fbpx

Como identificar e tratar alergia respiratória nas crianças?

Dr. Rafael Galvão | Como identificar e tratar alergia respiratória nas crianças?

A alergia é uma resposta imunológica, ou seja, ocorre quando o organismo reage de forma  exagerada após o contato direto com alguma substância. Os alérgenos, substâncias que desencadeiam a alergia, costumam ser: poeira, pólen, pelos de animais, picada de insetos, medicamentos, produtos de limpeza e alguns alimentos. 

Como o sistema imunológico das crianças ainda está em formação, elas são mais propensas a desenvolverem alergias. A predisposição genética também é um fator importante, ou seja, quando o pai ou mãe tem algum tipo de alergia, as chances da criança desenvolvê-la são maiores. 

Tipos de alergias

Existem vários tipos de alergias, as mais comuns são:

  1. Alergia alimentar;
  2. Alergia a insetos;
  3. Alergia de pele;
  4. Alergia respiratória.

A alergia respiratória

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as alergias respiratórias afetam até 30% da população brasileira. As alergias respiratórias mais comuns nas crianças são a rinite alérgica e a asma, ocasionando na inflamação das vias respiratórias. 

Sintomas

Analisar os sintomas é essencial para identificar as causas e os tratamentos específicos para cada alergia:

  • Rinite: entupimento nasal, coceira, espirro e sensação de nariz escorrendo. 
  • Asma: chiado no peito, tosse e falta de ar. 

Prevenção

Algumas medidas protetivas podem evitar que as crianças desenvolvam alergias respiratórias, como: evitar aglomerações excessivas, lavar as mãos com frequência, evitar carpetes ou cortinas de pano que acumulam poeira nos quartos, lavar as roupas de cama semanalmente com água quente, remover lixos, não deixar papéis acumulados, dedetizar a residência para o controle de insetos, evitar o acesso dos animais domésticos aos quartos, vetar a exposição ao cigarro ou à sua fumaça, manter as vias nasais umidificadas e desobstruídas, beber bastante líquido, usar o soro fisiológico nasal, usar umidificadores (em alguns casos), verificar a manutenção do filtro do ar-condicionado e inspecionar vazamentos e áreas de infiltração de água.

O tratamento contra as alergias respiratórias na infância é com o Dr. Rafael Galvão!

Como cada criança é única, logo, é necessário realizar uma avaliação completa do convívio familiar, da rotina e dos costumes de cada uma para identificar o que está causando a alergia. Existem também alguns exames laboratoriais que podem identificar qual alérgeno está causando essa reação. Se o seu pequeno sofre com alergias constantemente, entre em contato comigo e marque já uma consulta, meu nome é Rafael Galvão, sou Pneumologista infantil no Rio de Janeiro há mais de 10 anos, atuo em dois consultórios e sou plantonista em dois hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing