A Pneumologia Infantil é a área responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças respiratórias e pulmonares que afetam os bebês, as crianças e os adolescentes, além de realizar o acompanhamento de outras doenças que atingem outros órgãos e que têm repercussões respiratórias.
É considerada uma subespecialidade da Pediatria, essencial para impedir a evolução das doenças para casos mais graves. Além disso, o profissional da área de Pneumologia Infantil também é capacitado para alertar os pais e responsáveis sobre as práticas eficazes na hora de lidar com as doenças respiratórias das crianças, ensinando algumas técnicas de tratamento, prevenção e cuidados.
Quando procurar por Pneumologia Infantil?
Geralmente, o paciente costuma ser encaminhado à Pneumologia Infantil após uma consulta com um médico pediatra ou clínico geral. Porém, essa triagem não é obrigatória. O paciente pode procurar diretamente a Pneumologia Infantil para o acompanhamento das doenças respiratórias infantis, permitindo um diagnóstico precoce das enfermidades e um tratamento eficaz e adequado. Logo, é indicado procurar a Pneumologia Infantil ao identificar alguns sintomas em criança e adolescentes, como:
- cansaço sem esforço;
- roncos;
- falta de ar;
- tosse (seca ou não);
- apneia no sono (curtos períodos em que o indivíduo deixa de respirar durante o sono);
- dor ou chiado no peito;
- rouquidão;
- hemoptise (eliminação de sangue proveniente dos pulmões ao tossir);
- infecções respiratórias frequentes.
Doenças relacionadas
Existem diversas doenças que são tratadas pela Pneumologia Infantil. Abaixo, elencamos as principais. Confira!:
- Asma
Uma inflamação crônica nos pulmões em que a pessoa apresenta dificuldades para respirar, falta de ar e sensação de pressão ou aperto no peito. Não tem cura, mas o tratamento alivia consideravelmente os sintomas.
- Bronquiolite
Mais comum no outono e no inverno, seu principal sintoma é o chiado associado a uma infecção viral. Essa doença acomete, principalmente, as crianças menores de 2 anos.
- Rinite
Os sintomas são: espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz e nos olhos. É uma doença bastante frequente na infância.
- Pneumonia
Uma infecção que afeta os pulmões e é causada por vírus, bactérias ou fungos. Os sinais são: tosse com produção de expectoração, dor torácica, mal-estar geral e febre.
- Tosse/resfriado
A tosse é um sintoma de várias doenças e pode estar relacionada ao resfriado, logo, a tosse persistente deve ser avaliada.
- Broncodisplasia pulmonar nos prematuros
Doença resultante de alterações na função respiratória de bebês prematuros que precisam de ventilação mecânica e oxigenoterapia. Ela pode causar dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse e respiração acelerada.
Dr. Rafael Galvão: especialista em Pneumologia Infantil há 10 anos!
Procurando um profissional qualificado e com experiência para identificar e tratar as doenças respiratórias que afetam as crianças e os adolescentes? Meu nome é Rafael Galvão, médico de Pneumologia Infantil no Rio de Janeiro há mais de 10 anos, atuo em dois consultórios e sou plantonista em dois hospitais. Entre em contato e agende já sua consulta!