A Pneumonia é uma infecção no pulmão que pode ser causada por diferentes tipos de agentes, como bactérias, vírus e fungos. Os sintomas são bem parecidos com uma gripe normal, o que costuma confundir os pais que só buscam o acompanhamento com um pneumologista pediátrico depois do avanço da doença. O diagnóstico precoce é um ponto-chave para um tratamento eficaz. Fique atento às informações a seguir sobre a Pneumonia.
Como prevenir a Pneumonia?
Existem algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir a chance do seu filho desenvolver a Pneumonia. São elas:
- Mantenha a vacinação em dia;
- Ensine a criança a lavar sempre as mãos;
- Garanta uma nutrição saudável;
- Não compartilhe mamadeiras, copos e utensílios de cozinha;
- Não exponha seu filho à fumaça de cigarro.
Tipos e sintomas da Pneumonia
Os principais tipos de Pneumonia que acometem as crianças e os adolescentes são as virais e as bacterianas. Um exame estetoscópio é capaz de identificar a Pneumonia, por meio dos sons anormais na respiração, porém, para confirmação e verificação do estágio da Pneumonia, é necessária a realização de uma radiografia de tórax, hemograma (exame de sangue) e coletas de amostras do nariz ou da garganta, para identificar a causa da infecção. Apesar de ter sintomas variáveis, fique atento a alguns sintomas que podem identificar a Pneumonia:
- Viral
Começa como um resfriado e piora aos poucos. A criança pode ter febre acima de 38,5 graus, tosse com secreção, além de respiração rápida e curta.
- Bacteriana
Com um começo mais repentino, os sintomas aparecem de uma hora para outra. É comum ter febre alta, acima de 39 graus, respiração curta e ofegante, tosse, perda de apetite e falta de energia.
Outros sintomas
Existem Pneumonias que se desenvolvem de formas atípicas, sem tosse, febre ou secreções pela via respiratória. Há casos também de dores abdominais, respiração mais rápida e curta e um grande esforço para respirar. Portanto, o acompanhamento médico Pneumologista infantil é imprescindível caso seja identificado a persistência de um ou mais sintomas.
Tratamentos para a Pneumonia
O tratamento da Pneumonia vai depender da idade e do quadro de cada criança. Alguns casos permitem tratamento em casa, enquanto outros, mais graves, precisam do apoio hospitalar. Quando a Pneumonia é bacteriana, é necessária a administração de antibióticos que podem ser por via oral ou pela veia. No caso de Pneumonia viral, são fundamentais: repouso, administração de líquidos, remédios para a febre e eventuais inalações, para facilitar a respiração.
Tratamento responsável e adequado para Pneumonia é com Medicina especializada!
Se seu filho tem um ou mais dos sintomas listados acima, realize uma consulta comigo e trate a Pneumonia! Meu nome é Rafael Galvão, sou médico Pneumologista pediátrico, especializado nas doenças dos pulmões e das vias respiratórias. Confie em quem entende e é referência neste assunto. Entre em contato e saiba mais!