A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias, transmite-se através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, por meio da tosse e dos espirros, e também por superfícies contaminadas. Surtos de gripe são comuns entre dezembro e fevereiro e costumam afetar de forma mais agressiva as crianças e os idosos.
No caso das crianças, a gripe pode apresentar mais sintomas do que em adultos saudáveis, pois o sistema imunológico ainda está em fase desenvolvimento, tendo mais dificuldade para combater a infecção. Logo, as crianças têm mais chances de desenvolver complicações por conta de gripes que não são devidamente tratadas, podendo evoluir até para uma pneumonia.
Em novembro de 2021 no Rio de Janeiro, 96% dos internados pelo vírus Influenza, o vírus da gripe, eram crianças com menos de 12 anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, fique atento aos sintomas, à prevenção e aos tratamentos da gripe nas crianças.
Sintomas
Os sintomas da gripe costumam ser mais desconfortáveis nas crianças do que nos adultos. O pequeno pode desenvolver um ou mais dos sintomas listados abaixo:
- Febre de 40º;
- Tosse com secreção;
- Dores no corpo, na cabeça, na garganta, no ouvido e/ou no pescoço;
- Falta de ar;
- Congestão nasal;
- Sangramento nasal;
- Cansaço;
- Diarreia;
- Falta de apetite.
Prevenção
Algumas medidas simples podem proteger as crianças da gripe, como:
- Lavar as mãos constantemente;
- Evitar mexer nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
- Higienização constante dos utensílios e objetos pessoais;
- Evitar o contato da criança com pessoas que apresentam sintomas de gripe.
A melhor e mais eficiente forma de prevenção contra a gripe é a vacinação. Todo ano o governo realiza uma campanha de prevenção à gripe, portanto, fique atento à caderneta de vacinação das crianças.
Tratamentos
Realizar os cuidados corretos depois dos primeiros sintomas é essencial para um tratamento eficaz contra a gripe. Se o seu filho está se sentindo mal, é recomendado:
- Repouso;
- Monitorar a temperatura;
- Se proteger do frio;
- Usar soro fisiológico para descongestionar o nariz;
- Ingerir líquidos.
Em caso de gripe persistente em crianças, agende uma consulta!
Se após identificada e tratada a gripe persistir, é recomendado uma consulta com um pneumologista infantil. Como pneumologista infantil há mais de 10 anos, sei como auxiliar os pais e tratar as crianças com gripe e outras doenças respiratórias. Entre em contato e agende já sua consulta!